segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os enredos do Carnaval 2013 (parte 2)


Continuando a série, mais quatro escolas do grupo especial de São Paulo:




- X-9 Paulistana: não consigo entender o que acontece na escola da Parada Inglesa. Depois de anos sendo uma das maiores escolas de São Paulo, hoje é uma escola que luta para não cair. Depois do desastrado enredo de 2012 sobre o Modernismo e o Rally dos Sertões (?), a escola traz um enredo batido, clichê, chato. “Se pra ter diversidade basta viver com alegria: sorria, pois São Paulo hoje é só harmonia!” (rimas intermináveis de novo) é o enredo, tema parecido com o da Mocidade Alegre em 2008. Os grupos e tribos de São Paulo serão mostrados, novamente, de novo. Outro enredo “mais clichê, impossível”. Os sambas também. Não vejo nenhum grande samba. A sorte da escola é que lá tem Royce do Cavaco, o maior intérprete de São Paulo. P.S.: Não resisto a fazer esse comentário. Se logomarca ganhasse carnaval, a escola já estaria no acesso. É impressionante a falta de cuidado com a marca que será estampada em revistas, camisas e outros produtos. Não há identidade nenhuma, nada de nada.

- Gaviões da Fiel: depois da homenagem ao corintiano ex-presidente Lula, com uma 9ª colocação injusta, a Fiel vem com “Ser Fiel é a Alma do Negócio”. Um dos melhores enredos do ano, vai contar a história da publicidade no Brasil. É um enredo original, criativo, e que pode (a sinopse ainda não foi divulgada para o público) homenagear um corintiano ilustre: o publicitário Washington Olivetto. Espero que a escola volte a dar show, que parece que foi esquecido depois da queda em 2006. Espero também que o preconceito contra a escola caia. É difícil para alguns entender que uma escola é feita de tradições e se a dos Gaviões é ter o Corinthians na alma, que seja. Foi assim que ela chegou no especial, foi assim que ganhou quatro títulos. Credito a isso a queda de proução depois de 2008. A escola quis mostrar uma imagem que não é a dela, mas que, ainda bem, está voltando.


- Tom  Maior: quando o enredo foi divulgado, já rebaixaram a escola. Que, desculpem os torcedores, já era para ter sido rebaixada, com um carnaval horrível mostrado em 2012. Mais um dos absurdos desse carnaval “histórico”. Mas a escola, incrivelmente, alcançou um 8º lugar, à frente de várias escolas que foram melhores. Mas, voltando ao assunto, o enredo anunciado logo depois do carnaval, foi rebaixado. A marca de camisinhas Pudence patrocina a escola e o enredo era “a história da camisinha”. As pessoas – eu inclusive – não conseguia imaginar visualmente esse desfile. Mas o carnavalesco Marco Aurélio Ruffin – que só sabe trabalhar com poucos recursos – traz um enredo que calou a boca de muita gente. “Parque dos Desejos – o seu passaporte para o prazer!” é um dos mais divertidos do ano. Não será simplesmente “a história da camisinha” e sim o prazer de uma maneira geral, desde o tempo das cavernas. Divertido, engraçado e inesperado.


- Dragões da Real: uma das surpresas em 2012, a escola vem com um enredo que talvez seja o mais clichê do ano. “Dragão, guardião real, mostra o seu poder e soberania na corte do carnaval” (rimas, rimas e rimas) é o enredo. Contará as mais diversas histórias onde o dragão, símbolo da escola (ah vá!) está presente. Na mitologia, na religião, nas tradições. Mais previsível impossível. Mas é um bom enredo para garantir a permanência no especial e, quem sabe, até mesmo uma vaga no desfile das campeãs. O samba já foi escolhido e é fiel ao enredo, sem grandes emoções ou brilhantismos em letra e melodia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário