quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os três patetas

Este que vos fala disse, em 13 de dezembro de 2012, quando o São Paulo ganhou a sub-Libertadores – mais conhecida como Copa Sul-Americana – que “2013 aponta um grande ano para o futebol brasileiro, especialmente o paulista. O trio de ferro paulista disputará a Libertadores (...). Prato cheio para quem gosta de futebol”.

Só não sabia que seria um grande ano pra o mal e um prato cheio de coisas ruins.




Mas, vejamos: o Corinthians foi eliminado com uma mão enorme do juiz, isso é fato. Porém, vejamos: o Boca foi superior. Marcou um gol lá, numa das piores atuações do Corinthians no ano e teve competência para marcar um aqui (um golaço do velho Riquelme), além do time de Carlos Bianchi (dono de 4 Libertadores, sendo 3 pelo Boca) ter neutralizado a partida. 

Mas, vejamos novamente: o mesmo time em 2005 participou de um dos piores escândalos do nosso futebol, envolvendo, veja só: a arbitragem. E ainda vejamos: os torcedores não admitem a derrota (jogando a culpa em um fator externo e sempre presente no futebol, para o bem e para o mal: a precariedade da arbitragem sul-americana) e não admitem a superioridade (pouca, é verdade) do Boca Juniors.

E, como cortesia, o São Paulo foi eliminado (por 4 a 1) pelo ótimo Atlético-MG, que foi o vice campeão brasileiro de 2012. Enquanto isso, o Boca amarga a 19ª posição do Campeonato Argentino, depois de 13 rodadas. Tiro trocado não dói.

Enfim, “soberanos” em tapar o sol com a peneira.

Agora, vamos ao futuro. Aos fatos vindouros. Opondo São Paulo e Corinthians para 2013, temos (veja bem: nada de 6-3-3, nada de glórias do passado. É uma projeção futura):

- Brasileirão: os dois times disputam. O Corinthians, claro, com um time muito melhor e mais bem organizado que o São Paulo);

- Recopa Sul-Americana: os campeões dos torneios sul-americanos de 2012 se enfrentam;

- Copa do Brasil x Copa Sul-Americana: o Corinthians disputa a primeira e o São Paulo a segunda por ser oatual campeão. As duas garantem vaga na Libertadores 2014, o que as coloca em pé de igualdade. Mas, são dois níveis: a primeira é a segunda competição nacional e a segunda, é a segunda competição internacional.

- Paulista x Copa Suruga Bank: o Corinthians disputa a final no próximo domingo e o São Paulo campeão da Sul-Americana vai ao Japão disputar contra o campeão japonês. Dois títulos que não valem acesso a nada. Mas, novamente, é um torneio internacional contra um regional.

- Audi Cup: um brinde (internacional) para o São Paulo.

São fatos. Lembrando, é o futuro. Nada de “soberano” e coisas do tipo, afinal título passado não traz novos. O fato é que os dois foram eliminados da principal competição no ano, na mesma fase e não cabem mais desculpas (ou é o Lúcio, ou é Rogério, ou é juiz, etc).

Como uma criança birrenta, a grande massa corintiana não aceita a derrota, justificando com a frase-pronta "não vivemos de títulos" e o quanto amam o time mais que os outros, e bla bla bla.

Ainda assim, muitos corintianos – no auge da “arrogância soberana” (que tanto criticam no São Paulo) vão continuar tapando o sol com a peneira.

P.S. 1: Esqueci do Palmeiras. Disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. 
P.S. 2: QUACK!
P.S. 3: Quem ri por último, Riquelme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário